Palestra: Mariátegui e a Educação na Cena Contemporânea

Oi, pessoal!

No próximo sábado (29/10), das 10 às 12 horas,  teremos uma palestra sobre a obra de Mariátegui, pensador peruano com importantes obras na área da Educação. A palestra será proferida pela Profª Renata Bastos, Coordenadora de Estágio 1 da LIC BIO, e pelo Prof. Ricardo Marinho da Unigranrio (Doutor em Ciências Sociais pela UFRRJ)

Os estudiosos e especialistas na história e no desenvolvimento sócio-político da América Latina, em especial da região dos Andes e da Floresta Amazônica, conhecem o clássico livro do pensador peruano José Carlos Mariátegui, 7 Ensaios de Interpretação da Realidade Peruana, publicado em 1928. Este só chegou traduzido ao Brasil em 1975, com prefácio redigido por Florestan Fernandes e em 2010 completam-se 35 da publicação dos 7 ensaios no Brasil, coincidindo com os 80 anos de falecimento de Mariátegui. Dos sete temas que o pensador peruano trata em seu livro, destacamos: El processo de La instrucción publica, ou seja, o capítulo dedicado à Educação. Assim, trazemos para o Polo de Nova Friburgo, a Palestra: Mariátegui e a Educação na cena contemporânea.

O ano da publicação dos 7 ensaios no Brasil, foi marcado pelo surgimento de uma nova possibilidade de conquista do regime democrático e foi também um ano de busca de alternativas teórico-estratégicas, de ásperas e violentas polêmicas, e de pretensas inovações introduzidas sob o signo da “Revolução”. Configurava-se, portanto, um momento de nossa história em que as mudanças prevaleceram mais do que a conservação. Neste contexto, surge a interpretação de Mariátegui no Brasil, direcionada pela sociologia paulista – sob a égide weberiana, através da apresentação que Florestan Fernandes fez na edição brasileira dos 7 ensaios. Trata-se, por conseguinte, do momento em que as idéias de Mariátegui são apresentadas ao público brasileiro em geral[1].

A Profª Renata vai falar também sobre o encontro de formação e avaliação do CEDERJ que aconteceu em Itaipava entre os dias 14 e 16 de outubro.

Não percam!

___________________________________

 [1] MARIÁTEGUI, J. C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. Tradução de Salvador Obiol de Freitas e Caetano Lagrasta. Prefácio de Florestan Fernandes. São Paulo: Alfa-Omega, 1975.

Deixe um comentário