
A tutora Adriana Oliveira Bernardes dos cursos de Química e Biologia do Consórcio CEDERJ, polo Nova Friburgo, será uma das condutoras da Tocha Olímpica. A mesma foi selecionada pelo governo estadual, que escolheu 50 servidores do estado, denominados Servidores de Ouro. O evento ocorrerá em Nova Friburgo no dia 30 de julho.
A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Atualmente, a Tocha Olímpica é acesa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia, com uma cerimônia tradicional.
A prática moderna de mover a Tocha Olímpica através de um sistema de revezamento desde Olímpia até o local da Olimpíada começou nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Embora a maior parte do tempo a Tocha Olímpica esteja sendo levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. Nesta edição, a tocha será carregada por 12 mil pessoas, sendo a última um segredo que será revelado no dia da abertura dos Jogos Olímpicos.
E o que os 12 mil condutores têm em comum? São pessoas que fazem a diferença, seja no esporte ou em suas comunidades. Eles foram selecionados a partir de quatro campanhas diferentes, promovidas pelo Comitê Rio 2016, pela Coca-Cola, Nissan e Bradesco, patrocinadores oficiais do revezamento. No caso da tutora Adriana, foi escolhida em uma campanha promovida pelo Estado do Rio de Janeiro, onde servidores públicos podiam se candidatar, estando ativos ou não. A seleção baseou-se na relevância do trabalho que fazem para a comunidade. Adriana Bernardes realiza trabalhos com alunos deficientes auditivos, com o auxílio de novas tecnologias.
Para conhecer outros servidores que valem ouro, acesse: http://www.servidoresquevalemouro.rj.gov.br/
Aproveitamos aqui para parabenizar a tutora Adriana pelo trabalho que vem realizando e pela honra de poder carregar a tocha. Desejamos também uma boa sorte e que esse fogo simbolize uma época de prosperidade e paz para nosso país.