No dia 3 de setembro ocorreu no polo de Nova Friburgo a visita docente do curso de Licenciatura em química. Nela estavam presentes diversos alunos do Polo e professores da UENF, como Fernando José Luna de Oliveira, Adolfo Horn Junior, Leonardo Munaldi Lube, Monique Seufitelis Curcio, Samila Ribeiro Morceli, Rosana Aparecida Giacomini, Larissa Copdeço Crespo, diversos tutores a distância, como Ronan e Manuela, e os tutores coordenadores Millena Dinizlessa e Sérgio Luiz Cardoso .
Primeiramente, o coordenador Sérgio Luiz Cardoso, explicou sobre diversas mudanças no curso de química, principalmente na plataforma, como por exemplo, uma nova ferramenta, o TCC/Monografia, que permite ao aluno ver diversos trabalhos publicados por outros acadêmicos que já terminaram o curso. O professor alertou para o fato de que, as bancas avaliadoras dos TCCs poderão identicar facilmente, caso algum destes trabalhos sejam copiados, inibindo desta forma, o plágio acadêmico. Além disso, foram atualizados todas as ementas, a tutoria a distância, as informações sobre isenção em disciplinas e mobilidade acadêmica, o que promove maior acessibilidade aos alunos que estão navegando nela. Após falar sobre essas diversas mudanças, ele passou a palavra para Adolfo Horn Junior para começar seu seminário.

O trabalho “Elementos Químicos metálicos de importância para o corpo humano”, apresentado por Adolfo, abordou a importância de elementos químicos que se apresentam em menor quantidade no nosso organismo, como cobalto e ferro, e como esses elementos atuam para manter a homeostase.




Após o encerramento do seminário, o professor foi aplaudido e passou a palavra para Fernando Luna Oliveira que apresentou a Palestra “Vicente Seabra Teller – o primeiro químico brasileiro”, dizendo como é importanteconhecermos a história da química para entender melhor a atualidade. Ele deu exemplos de vários autores que contribuiram para o avanço da química, como Lavoisier, Vicente Coelho de Seara, José Bonifácio, entre outros.


Após, terminar sua palestra o professor Carlos foi aplaudido e deu-se inicio ao Minicurso “Experimentos simples que podem ser feitos em sala de aula”.

Os professores Samila Ribeiro Morceli e Leonardo Munaldi Lube comentaram sobre as dificuldades enfrentadas por alguns professores no ensino de química e sobre a postura adotada pelos alunos em aulas práticas. Também comentaram sobre a importância da experimentação para tentar quebrar o pré-conceito dos alunos com a química. Em seguida, eles realizaram alguns experimentos que podem ser feitos em sala de aula com intuito de auxiliar a aprendizagem de algumas matérias, como o estudo dos gases.

Após o término do minicurso, foi dado início à Oficina “Materiais pedagógicos para Ensino de Química”, com asprofessoras Rosana Giacomini e Larissa Copdeço Crespo. Essa oficina abordou a importância da utilização de alguns métodos como, por exemplo, utilizar materiais recicláveis para auxiliar na “visualização” de uma ligação eletrônica oude uma molécula.

Com isso, a aprendizagem de temas abstratos fica mais dinâmica e mais fácil !!!!





