A VII Etarserra 2019 começou no Teatro Municipal Laércio Ventura, com a participação do palestrante Guilherme Estrella falando um pouco sobre a sua experiência trabalhando na Petrobrás. O palestrante discutiu questões sobre preservação ambiental e recursos energéticos, foi extremamente enriquecedor!

2º dia
No dia 23 de outubro, dando continuação as programações da Etarserra, houve a conferência de abertura discutindo os assuntos relacionados aos biomateriais metálicos com Piter Gargarella (UFSC). Após, houve a mesa redonda tratando sobre Bioeconomia com Rita de Cássia Almeida, mestranda do ProfÁgua, e Nilson do Instituto Pindorama.

Ocorreram também duas oficinas, uma sobre voz e orquestração e outra sobre produtos naturais e seus benefícios a saúde.


Na parte da tarde houve uma segunda mesa discutindo assuntos relacionados à ciência e universidade com Ana Moreira (UERJ/IPRJ), Pedro Heitor Barros Geraldo (UFF/INEAC) e Gilson Saippa (UFF/ISNF).

Para concluir os debates do dia foram realizadas três comunicações orais sobre pesquisa e promoção da saúde, educação e suas tecnologias e educação e meio ambiente.
3º dia
Seguindo a programação, na quinta-feira, 24 de outubro, houve continuação das sessões de comunicação oral discutindo experiências em educação, produção de alimentos e qualidade de vida, inovação e produção tecnológica, história e produção cultural, ciências da saúde e educação, políticas e serviços públicos e possibilidades do turismo local.

Durante a tarde, houve duas mesas redondas, a primeira sobre educação para todos com Alessandra Mitie Spallanzani (CEFET), e a segunda sobre fazer ciência na educação básica com Isabel Van Der Ley Lima (UERJ) e Cristiano Moura (CEFET). A noite aconteceu, na praça Demerval Barbosa Moreira, uma sessão literária, uma oficina de dança de salão e a cerimônia de encerramento da mostra cultural.


Para encerrar a programação, no dia 25 de outubro, foi feita uma sessão de pôster dos alunos do ensino médio e fundamental, no Ginásio do Instituto de Educação de Nova Friburgo – IENF.