No dia 23 de setembro de 2020 ocorreu no Facebook Professor Carlão(link), às 19 horas, uma live sobre o tema: “EAD: Competências e desafios à prática docente”. A mediação foi feita pelo Prof Carlos Santa Anna, com participação da Prof.a Neuma Camargo e Prof do Ciro Reis, com a presença de duas convidadas, a Prof.a Rosana Oliveira (Doutora e Mestre em Educação e Coordenadora do curso de Pedagogia EAD da UERJ) e a Prof.a Luiza Portes (Doutora em Psicanálise, Mestra em Educação e Coordenadora do curso de Pedagogia EAD da Universidade Souza Marques).
A conversa iniciou desconstruindo os mitos relacionados à qualidade dos cursos à distância, ao grau de dificuldade desses cursos e a impessoalidade estabelecida pela distância, destacando o rigor exigido pelo MEC a esses cursos, a disciplina e autonomia exigidas do aluno e o modelo semipresencial adotado no EAD que preserva as relações interpessoais e possibilita ao indivíduo a oportunidade de aprender e tirar dúvidas com seus tutores e colegas de classe.
A EAD é uma modalidade de ensino estruturada que tem avançado junto com a tecnologia permitindo que pessoas que moram no interior tenham a possibilidade de cursar a Universidade e se inserir na sociedade, como tem acontecido com mais de 500 pedagogos formados somente neste ano. Diferente do ensino remoto, que foi uma solução encontrada pelos cursos presenciais para o momento de pandemia de forma rápida e sem o devido planejamento no primeiro momento.
O professor, por sua vez, está se adequando ao ambiente do ensino remoto e à distância, aprendendo a dimensionar seu tempo pessoal, não se expondo a cargas extremas de trabalho. Para isso, segundo a Doutora Luiza Portes é necessário que esse profissional busque desenvolver em si mesmo e em seus alunos competências como: comunicação, criatividade pensamento crítico e inovação.
A live está salva no YouTube no canal: https://www.youtube.com/channel/UCgN8OfSOZQLVbEyraonjR0w