No dia 30 de abril, aconteceu a 2ª parte da oficina com o tutor João Carlos, cujo tema central era:
Construção de vídeos, histórias em quadrinhos e simulações computacionais, partindo da realidade comunitária do estudante e formulação de roteiros de aulas experimentais de ciências.
Nessa ocasião, o tutor retomou conceitos e métodos abordados no encontro anterior, como o uso de programas de computador no ensino da Física. (Ver 1º encontro)
Novamente, foi citado o programa Comic Life, um software para criação de histórias em quadrinhos a partir de imagens criadas e/ou selecionadas pelo usuário. Para o professor, o uso desse programa pode ajudar os alunos a explorarem suas vivências, idéias e cultura, permitindo assim um maior entrosamento aluno-aluno e professor-aluno. Caso o professor também integre essa experiência, o entendimento aluno-professor também pode ser ampliado.
A interação do público chamou a atenção. Novos temas foram abordados, como a crescente oferta de cursos de qualidade duvidosa (sejam superiores, técnicos, supletivos, etc), o despreparo das escolas em oferecer algum tipo de encaminhamento aos alunos no que se refere ao mercado de trabalho e ao crescimento pessoal, bem como o que essas situações podem acarretar.
Ocorrida de 10 às 12 horas, o evento foi uma oportunidade para a discussão sobre a sociedade e a escola, e sobre as ferramentas e atitudes que podem modificar as atuais relações que regem o mundo contemporâneo.
__________
Pesquise sobre os programas citados pelo professor:
Interactive Physics: programa para elaboração de experimentos na área da Física.
Comic Life: programa para elaboração de histórias em quadrinhos, no qual o usuário pode utilizar diversos tipos de imagens. (como fotos, desenhos, etc.)