Iniciando as atividades do dia 24 de setembro, Sergio Pinho e Fábio FG, diretores da Academia Friburguense de Rimas, proferiram a palestra O Rap enquanto prática enriquecedora do vocabulário e fortalecedora da cidadania de jovens de escolas públicas de Nova Friburgo/RJ.
Durante a palestra foi discutida a história das rodas de rimas em Nova Friburgo e como esse movimento gerou e ainda gera convívio, vivência cultural e exercício da cidadania de jovens da cidade. A discussão foi baseada nos relatos dos palestrantes e em fotos disponibilizadas pelos mesmos. A partir desse levantamento histórico – e fazendo um paralelo entre a origem do Rap friburguense e a origem do próprio movimento Hip Hop (na década de 1970, em Nova Iorque, Estados Unidos) – os MCs relataram suas experiências como professores de Rap em rimas em escolas públicas de Nova Friburgo/RJ, pelo programa Mais Educação.



Após o levantamento histórico e o relato de experiência, foi possível concluir que a inserção do Rap como atividade escolar resulta numa forma de explorar o desenvolvimento lexical dos estudantes, tanto no falar quanto no ouvir, e em uma forma de exercício da cidadania, devido ao caráter combativo, reflexivo, identitário e de protesto do gênero Rap.
