Oficinas, palestras e demais atividades do último dia do evento
No dia22 de outubro, encerrando as atividades da I Semana Integrada de Biologia e Química do Polo, correram diversas palestras e exposições no Polo EAD de Nova Friburgo como:O poder das enzimas na gastronomia molecular, Exposição de insetos na educação; Espaço PIBID: exposição de Posteres;eHorta Orgânica Acadêmica: manutenção e plantio.
Das 8h às 12h, a primeira palestra relacionou a atuação das enzimas e a gastronomia.
Início da oficina:O poder das enzimas na gastronomia molecular.O Tutor Maycon Saviole junto com estudantes do Polo organizando experimentos com a enzima transglutaminase que promove a junção de dois tipos diferentes de carne através da catálise de ligações proteicas.Após a aplicação da enzima nas carnes, essas foram mantidas em contato com carnes de diferentes tipos para que a enzima pudesse atuar catalisandoligações e juntando essas carnes em uma peça única.Após a preparação de vários tipos, como frango com carne de boi e peixe com frango, o experimento foi deixado em repouso para que pudesse ocorrer as junções das diferentes carnes.Nesse experimento foi utilizada uma enzima presente na casca de mamões verdes, a papaína, que possui ação proteolítica, promovendo o amolecimento da carne o que facilita a mastigação do alimento. Para comprovar a atuação da enzima, foram preparados diversos grupos de carne submetidos à sua ação, em diferentes tempos (12h e 3h) e um grupo controle que não teve contato com a enzima.Preparação do local para a realização dos experimentos com as carnes utilizando um tripé e bico de bunsen.Aparência da carne do grupo controle após ser preparada. Foi necessário um grande esforço para cortá-la.Carne tratada com papaína por 12h após ser preparada. Nesse experimento foi necessário passar a faca de maneira correta para que a carne fosse cortada.O experimento também funcionou com diversos tipos de carne como a de frango.Após o preparo das carnes, todas foram distribuídas para degustação dos presentes. Os participantes puderam comparar a diferença das carnes tratadas com a papaína e as do grupo controle.Final da oficina com os alunos assinando a lista de presença.
Das 9h às 14h ocorreu a IX Exposição de Insetos do Polo, cujas atrações abordaram as características dessa classe de animais, como anatomia, ciclo de vida e habitats, quanto sua relação com o homem, como detalhes sobre apicultura, entre outros. A ludicidade foi muito explorada, com diversos jogos disponíveis para participação do público.
Início da Exposição de insetos na Educação realizada pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da disciplina Insetos na Educação Básica.Materiais apresentados na Exposição.Alguns exemplares disponíveis para observação durante a Exposição.Alguns exemplares da mostra de insetos estavam agrupados de acordo com a Ordem ou Família da qual fazem parte.Um dos jogos explorados durante o evento.Cartazes sobre o mosquito Aedes Aegypti.
Das 13h às 16h ocorreu a Exposição de Posteres do PIBID, com os trabalhos realizados em 2016 pelos bolsistas de iniciação à docência. Estes trabalhos também foram apresentados no ETARSERRA.
Exposição do PIBID.Pibidianos apresentando seus trabalhos para o público.
Das 13h às 16h foi realizada a atividade prática Horta Orgânica: manutenção e plantio de uma Horta Acadêmica, na horta do Polo, que é fruto do trabalho de conclusão do curso da ex-aluna Mônica Pereira (Licenciada em Ciências biológicas – UERJ). Atualmente, a manutenção desse interessante espaço de aprendizado é feita pelo tutor Maycon Saviole, que destacou a importância do engajamento dos alunos para a continuidade do projeto.
O tutor Maycon Saviole explicando a funcionalidade da horta do Polo, sua importância e os benefícios do envolvimento no projeto.Apresentação do espaço disponível.Explicações sobre a atividade prática.Estudantes com a mão na massa.E as atividades continuam.Encerramento da limpeza e continuação do projeto.