Realizado nos dias 3, 4 e 10 de julho, no Colégio Municipal Rui Barbosa, o curso Educação no processo de gestão ambiental pública reuniu pessoas das mais diversas funções na sociedade: professores, membros da secretaria municipal de Educação, membros da defesa civil, graduandos, entre outros.
Nas 20 horas presenciais de curso, os participantes foram apresentados aos tipos predominantes de Educação Ambiental: Reformista e Crítico-transformadora. As características dessas duas formas distintas de Educação Ambiental e sua relevância na sociedade foram fonte de ricas discussões que, sem dúvida, contribuíram para o desenvolvimento conceitual dos cursistas. Foi esclarecido, mais uma vez, o objetivo do Programa Elos de Cidadania: promover e apoiar a organização, o desenvolvimento e o fortalecimento de processos coletivos que fomentem a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos e da biodiversidade da Mata Atlântica a partir da escola. As ações necessárias para a realização desses objetivos estão ligadas à Educação Ambiental Crítico-transformadora.
Outros temas importantes e bastante discutidos foram: conflito ambiental; atores sociais; legislação ambiental; órgãos gestores e mobilização social.
O objetivo do curso é capacitar pessoas para discutirem e agirem na gestão ambiental pública, principalmente levando esse tema para as escolas.
A realização do curso contou com a colaboração da nossa aluna de Biologia, Geisa Marchito.
Mais sobre o Elos de Cidadania você pode conferir nos links:
Página do Programa no Facebook
Página do Programa Elos de Cidadania no blog do Polo EAD de Nova Friburgo