História

O Consórcio CEDERJ (Centro de Educação a Distancia do Estado do Rio de janeiro) é uma associação entre as Universidades Públicas do Estado do RJ, a Fundação CECIERJ e as Prefeituras Municipais que tem como objetivo oferecer  Educação Pública, gratuita e de qualidade à população do estado, na modalidade Educação a Distância (EaD). Criado em abril de 2002 com a missão de articular as Instituições Públicas de Ensino Superior, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, para estabelecer um Projeto de EAD para Graduação em vários municípios, principalmente no interior do Estado.

O Polo EAD Nova Friburgo foi criado em agosto de 2003, com a implementação do curso de formação continuada em Pedagogia para as Séries Iniciais. Em 2006, o Polo Nova Friburgo recebeu o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e, em 2008, o curso de Séries Iniciais dá lugar à Licenciatura em Pedagogia.

De 2003 a 2010, o Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo funcionou no prédio de graduação do IPRJ (Instituto Politécnico do Rio de Janeiro), no Campus Regional da UERJ em Nova Friburgo.

Após a catástrofe de janeiro de 2011, parte do acesso ao Campus foi destruído, inviabilizando o funcionamento do local. Assim, no ano de 2011, as atividades do Polo EAD de Nova Friburgo aconteceram em dois locais: O Colégio Estadual Professor João Bazet e a Escola Municipal Dante Magliano.

No final de 2011, a parceria com o poder executivo municipal se estreita e é aprovada a Lei de criação do Polo pela Câmara Municipal de Nova Friburgo. “O Polo Universitário de Apoio Presencial – UAB/CEDERJ – NOVA FRIBURGO, foi instituído pela Lei Municipal nº 4.077/2012, (com alterações na Lei Nº 4.364, DE 29/12/2014) em função do Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo Poder Executivo do Município de Nova Friburgo com o Governo do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ, passa a ser composto no âmbito da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo doravante denominada SMCTIEPS.”. Esse acordo formal com a Prefeitura possibilitou que o Polo tivesse uma sede própria: o CIEP Licínio Teixeira, localizado na Av. José Pires Barroso, S/Nº, no bairro de Olaria. Espaço esse, cedido oficialmente para o Polo Cederj em janeiro de 2019.

No primeiro semestre de 2012, o Polo EAD Nova Friburgo, mesmo compartilhando o espaço com o C.E. Dr. Galdino do Valle Filho, recebeu o Curso de Licenciatura em Letras administrado pela Universidade Federal Fluminense. Em 2013, foi implementado o curso de Licenciatura em Geografia da UERJ.  Em 2014.1 recebemos o curso de Tecnólogo em Segurança Pública ofertado pela Universidade Federal Fluminense UFF. No segundo semestre de 2014, o Polo Friburgo recebeu o curso de Licenciatura em Química da UENF.

Após assinatura do Termo de cooperação Técnica com o município, via Secretaria de Ciência e Tecnologia, alcançamos algumas conquistas, mas ainda não suficiente em relação as nossas necessidades. No momento, disponibilizam 1 funcionária com carga horária de 17h para atuar na secretaria do Polo, 1 auxiliar de serviços gerais 40h, e mais 1 funcionária serviços gerais de 30h. Além disso, o Polo conta com o apoio de 2 funcionários terceirizados que atuam na secretaria do Polo.

Atualmente, a infra-estrutura do Polo encontra-se organizada da seguinte forma:  sala da Direção e as salas da Articulação Acadêmica das Disciplinas Pedagógicas, das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras, Geografia, Química e também do Tecnólogo em Segurança Pública e Social. Além disso,  Secretaria, Biblioteca, 2 Laboratórios de Informática, Laboratório de Biologia/Microscopia, Laboratório de Física, Sala dos mediadores, 24 salas de aula/tutoria, banheiros femininos e masculinos em todos os andares. O Polo EAD de Nova Friburgo utiliza outros espaços, tais como: Auditório, quadra coberta, pátio coberto e a parte externa do CIEP.

O Polo Cederj de Nova Friburgo possui um total de 1711 alunos matriculados e 1031 com matrícula ativa, distribuídos entre os Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas (UERJ), Geografia (UERJ), Pedagogia (UERJ), Letras (UFF), Química (UENF), Tecnólogo em Segurança Pública e Social (UFF) e o Bacharel em Ciências Contábeis (UFF).

O Polo de NFR atende alunos de Nova Friburgo, mas também de diversos locais, dentre eles: Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Rio das Ostras, Macaé, São Pedro da Aldeia, Niterói, Rio de Janeiro, Macuco, Nova Iguaçu, Sumidouro, Duas Barras, Teresópolis e Magé.

O Polo CEDERJ Nova Friburgo, atende um público muito diversificado. Por abranger uma extensa área, que cobre desde a região serrana até o litoral, o perfil sociocultural dos(as) alunos(as) representa uma parte da realidade do nosso país, no que se refere as desigualdades sócioeconômicas. Assim que, percebe-se uma grande parcela que são oriundos da rede pública estadual e municipal e outros da particular. Além daqueles que retornam para uma segunda graduação ou para a primeira, com objetivo de realizar um antigo sonho. Há muitas discrepâncias no que tange ao acesso aos meios de comunicação social, aos recursos tecnológicos, aos interesses pela graduação e vida acadêmica. Muitos são os primeiros graduandos da sua família nuclear ou extensa. Alguns querem ser professores(as) ou já atuam na área educacional, outros esperam concluir a graduação apenas para conseguirem melhores postos de trabalho. Outros vão descobrindo o universo acadêmico e se descobrindo ao longo da formação. Uma parte tem acesso ao Polo no seu carro próprio ou moto, lancham nos restaurantes e ficam em pousadas nos dias de AP. A maioria percorre longas distâncias de ônibus ou de carona, trazem o seu próprio lanche e nos dias de AP, ficam hospedados em casa de parentes ou amigos recém conhecidos. Porém todos são acolhidos com o mesmo respeito e competência, atributos inerentes ao ambiente educacional, por todos os profissionais que atuam no Polo.

O Polo funciona de terça a sexta das 13 às 21h e aos sábados das 8 às 17h, com intervalo de almoço das 12 às 13h. Devido a pandemia todos os Polos estão fechados e o atendimento tem sido de forma remota.

O atendimento ao aluno nas tutorias acontecem de 3ª feira a 6ª feira, das 17h 40 min às 21h e, aos sábados, das 8h às 16h 20 min. No momento atual, devido ao enfrentamento da Pandemia do Covid-19, devido à necessidade de distanciamento Social, o atendimento aos alunos está sendo feito, totalmente à Distância, através de ferramentas como Chat, Fóruns e Vídeo Tutorias.

Os alunos podem tirar dúvidas sobre as disciplinas através das sessões de tutorias que podem ser presenciais (acontecem no Polo) ou a distância (por telefone ou internet). A maior parte das disciplinas possui um mediador presencial que fica no Polo, à disposição dos alunos, em horários definidos no mural do Polo e disponibilizado na Plataforma Cederj. Cabe assinalar que, embora as sessões de tutoria presenciais não sejam obrigatórias, observa-se um melhor desempenho acadêmico quanto maior for a participação do aluno nas tutorias e atividades acadêmicas promovidas no Polo. Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Química possuem atividades práticas obrigatórias.

O Polo CEDERJ Nova Friburgo foi eleito em 2019 uma das três melhores unidades de educação a distância do Brasil pela Capes, que lançou o “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”. O objetivo principal foi valorizar atividades e/ou iniciativas criadas e/ou executadas pelos polos.  O Polo Friburgo foi a única unidade de ensino a distância do estado do Rio de Janeiro a participar da premiação, que avaliou polos de todo o país.

O concurso foi destinado aos polos do Sistema de Ensino a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que apresentaram os melhores resultados em atividades educacionais com base nos princípios da transparência, isonomia, legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e acesso à inscrição.

______________________________________________________________________

Caso deseje mais informações veja – LACERDA, F.K.D. Relatando experiências em EAD: o caso do Pólo de Nova Friburgo. In: BRUNO, M. e RITTO, A. (Orgs.). Educação a Distância: flexibilidade e paradigmas. Rio de Janeiro:PoD, 2010, p. 145-171.